Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MãeTástica

Tenho 2 filhos com 1 ano de diferença entre eles. Sou mãe, dona de casa e neste cantinho conto as peripécias reais de uma família normal. Entrem comigo nesta aventura

MãeTástica

Tenho 2 filhos com 1 ano de diferença entre eles. Sou mãe, dona de casa e neste cantinho conto as peripécias reais de uma família normal. Entrem comigo nesta aventura

Como (tentar) controlar uma casa com crianças pequenas

Cá em casa temos uma escadinha do comportamento como referi no artigo anterior, e a Maria, uma leitora deste cantinho perguntou-me como funcionava. 

Como pode ser uma ideia boa para os pais aplicarem com os seus pequenos traquinas eu resolvi explicar por aqui.

Não é complicado, mas requer paciência e temos que o usar se queremos ter frutos e mini pessoinhas mais regradas.

Ora bem, o quadro é este!

IMG_20180205_202047.jpg

 

 

Foi feito á mão, pintei com lapis de cor, nao está perfeitinho e direitinho mas o que conta é a intenção e cumpre muito bem o objectivo de establecer limites para os pinguins.

O dia começa no rectângulo azul. Quando eles se portam mal, ou fazem uma asneira, normalmente quando desrespeitam alguma das regras cá de casa ( bater, morder, responder torto, gritar, tirar brinquedos...nao acabava hoje a lista) a respectiva molinha desce um rectangulo e assim sucessivamente. 

Conforme vao descendo, vai havendo consequências. Tarefas extra, ficam sem TV, (atencao que ficar sem brinquedos deve ler-se brinquedos electrónicos, tablet e brinquedos com pilhas. Podem ler livros, fazer Legos e puzzles.  vão mais cedo para a cama e assim. 

Se por acaso os pinguins se lembram de ter boas atitudes ( partilhar, ouvir o outro, ter um bom comportamento geral) sobem um rectangulo com a molinha. 

Normalmente a Tidi nunca sai do amarelo, laranja e vai muitas vezes para o cantinho pensar 3 minutos, e o Kiko vai para o verde com mais frequencia. 

Parece coisa do programa polémico da SuperNanny mas a verdade é que resulta muito bem e já faço este truque desde os 2 anos.

Se acabarem o dia no verde têm direito a um autocolante dos bonecos que eles gostam ( os PJMasks neste caso porque não encontrei mais nenhuns para comprar que fosse unisexo) e colam o autocolante num papel que eu tenho na parede da cozinha mesmo perto da escadinha do comportamento..

 

beijinhos pessoas fantásticas e já sabem, esclareço e respondo a tudo, e até podem dar ideias para posts e fazer perguntas :)

9 comentários

Não deixes para amanhã o que podes dizer hoje