Como (tentar) controlar uma casa com crianças pequenas
Cá em casa temos uma escadinha do comportamento como referi no artigo anterior, e a Maria, uma leitora deste cantinho perguntou-me como funcionava.
Como pode ser uma ideia boa para os pais aplicarem com os seus pequenos traquinas eu resolvi explicar por aqui.
Não é complicado, mas requer paciência e temos que o usar se queremos ter frutos e mini pessoinhas mais regradas.
Ora bem, o quadro é este!
Foi feito á mão, pintei com lapis de cor, nao está perfeitinho e direitinho mas o que conta é a intenção e cumpre muito bem o objectivo de establecer limites para os pinguins.
O dia começa no rectângulo azul. Quando eles se portam mal, ou fazem uma asneira, normalmente quando desrespeitam alguma das regras cá de casa ( bater, morder, responder torto, gritar, tirar brinquedos...nao acabava hoje a lista) a respectiva molinha desce um rectangulo e assim sucessivamente.
Conforme vao descendo, vai havendo consequências. Tarefas extra, ficam sem TV, (atencao que ficar sem brinquedos deve ler-se brinquedos electrónicos, tablet e brinquedos com pilhas. Podem ler livros, fazer Legos e puzzles. vão mais cedo para a cama e assim.
Se por acaso os pinguins se lembram de ter boas atitudes ( partilhar, ouvir o outro, ter um bom comportamento geral) sobem um rectangulo com a molinha.
Normalmente a Tidi nunca sai do amarelo, laranja e vai muitas vezes para o cantinho pensar 3 minutos, e o Kiko vai para o verde com mais frequencia.
Parece coisa do programa polémico da SuperNanny mas a verdade é que resulta muito bem e já faço este truque desde os 2 anos.
Se acabarem o dia no verde têm direito a um autocolante dos bonecos que eles gostam ( os PJMasks neste caso porque não encontrei mais nenhuns para comprar que fosse unisexo) e colam o autocolante num papel que eu tenho na parede da cozinha mesmo perto da escadinha do comportamento..
beijinhos pessoas fantásticas e já sabem, esclareço e respondo a tudo, e até podem dar ideias para posts e fazer perguntas :)