Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MãeTástica

Tenho 2 filhos com 1 ano de diferença entre eles. Sou mãe, dona de casa e neste cantinho conto as peripécias reais de uma família normal. Entrem comigo nesta aventura

MãeTástica

Tenho 2 filhos com 1 ano de diferença entre eles. Sou mãe, dona de casa e neste cantinho conto as peripécias reais de uma família normal. Entrem comigo nesta aventura

Mãe, eu ajudo! (Quadro de tarefas para crianças em idade pré-escolar)


Já não é novidade que estou sempre a procurar novas maneiras de pôr os meus pinguins a ajudar cá por casa. E como tenho incutido estes hábitos e incentivado muito a que eles ajudem, normalmente já pedem para ajudar e para fazer sozinhos algumas tarefas que lhes compete. 

Ele têm regras, tarefas, e tudo bem organizado para eu não mergulhar no caos. Sou picuinhas e sei que por vezes posso exagerar, mas ajudar nunca fez mal a ninguém, e se moramos em família, ajudamos em familia. Claro que cada família tem a sua dinâmica e eu não tenho a fórmula secreta para nada. Mas vou-me vos falar no que andamos a utilizar agora. 

•Quadro de tarefas

Fiz em Excel, imprimi e plastifiquei mesmo no frigorífico.

15375540529241219019113.jpg

 

Este quadro está adaptado as idades entre os 3 e os 5 anos. Tem tarefas e alguns comportamentos que têm que ser reforçados cá por casa.

Está assim misturado para eles saberem que não há uma ordem de fazer as coisas, desde que fique feito. 

O rectângulo em branco serve para qualquer tarefa extra que apareça nessa semana. 

Se fizerem metem uma marca no dia correspondente, se não fizerem, não recebem marca. 

Entre muitos tem : 

Fazer a cama

Lavar os dentes (meti para perceberem se lavam todos os dias ou não, porque às vezes eles não querem lavar assim lavam todos os dias

Comer tudo

Dizer "por favor" e "obrigado" (serem educados)

Ser simpático (não gritarem e partilharem os dois)

Arrumar a mochila

Arrumar a roupa

Ajudar nas refeições

Ajudar com os animais..

Entre outros. Cada familia saberá o que melhor se pode encaixar nos rectângulos. Seja o que for, sempre adequado às idades.

O objectivo é terem 40 ou mais "certos" nas actividades no fim da semana. A Matilde quer um gelado, o Rodrigo quer escolher o filme e fazer tarde de cinema com pipocas na sala. 

1537554335779748581841.jpg

 

Sei que pode até parecer algum exagero, ainda usamos o métodos dos botões e o das palhinhas que irei falar mais a frente. Mas por agora este tem resultado e é o que vai ficar até esgotar os miúdos e mudar de método.

E por aí? Usam algum meio que ajude os mais pequenos nesta matéria? Dicas e sugestões são sempre bem vindas.

2 comentários

Comenta o que acabaste de ler